terça-feira, 29 de dezembro de 2015
DUM CERVEJARIA - PETROLEUM
Sobre a cervejaria: A DUM Cervejaria nasceu de forma caseira, pelas mãos dos sócios e cervejeiros caseiros Júlio Amorim Moutinho, Luiz Felipe Camargo Araujo e Murilo Henrique Marecki Foltran. A cervejaria nasceu na churrasqueira da casa de Murilo, na Cidade de Curitiba, em julho de 2010, tendo como objetivo a auto-suficiência e agora a DUM vem iniciando uma nova jornada, para, segundo a cervejaria, recompensar aqueles que tiveram paciência em esperar esse dia chegar. A primeira cerveja feita pelo trio que conduz a cervejaria foi a John Wayne, sendo que a segunda, a Petroleum, os tornaram conhecidos no cenário cervejeiro nacional.
O que a DUM diz sobre a Petroleum: "Cerveja negra como o Petróleo, com adição de cacau e aveia. Seus 12% de teor alcoólico estão bem inseridos com notas aromáticas marcantes de café e chocolate meio amargo, proveniente dos maltes tostados e adição de cacau belga.
O sabor segue o aroma, e apresenta um amargor muito pronunciado para equilibrar as características do malte e do álcool. O corpo é muito denso e cremoso, o retro gosto prolongado e aquecedor é bastante marcante.
A receita da Petroleum foi desenvolvida em 2010, quando não existiam Imperial Stouts desse calibre no Brasil. A proposta era fazer algo novo que só chegava até o Brasil em livros de cerveja. Depois de provarem alguns exemplares que o Murilo, um dos sócios, trouxe da Europa na mala, os meninos da DUM montaram a receita que desejavam: algo forte e marcante, para aquecer o inverno curitibano.
Com a receita em mãos, eles foram para as panelas. Como exageraram um pouco na quantidade de malte para o tamanho do equipamento que tinham, foram necessárias 24 horas para fazer a primeira brassagem de Petroleum.
Depois de dois meses fermentando e maturando, a cerveja pronta foi apresentada para outros cervejeiros curitibanos provarem. E foi unânime a aprovação. A Petroleum foi conquistando o paladar de todos, até chegar as mãos da família Wäls, que na época desejavam lançar uma cerveja preta. Assim, foi fechada uma parceria para iniciar a produção da Wals Petroleum, que já ganhou medalhas de ouro em diversos concursos pelo mundo.
Ingredientes: Água, malte de cevada, cevada torrada, aveia, cacau belga, lúpulo e fermento.
Harmonização: Por conta do seu caráter torrado, a Petroleum harmoniza muito bem com carnes fortes. Ela também se encaixa perfeitamente com sobremesas, principalmente as que levam sorvete de creme.
Sugestão de harmonização: coloque um pouco de sorvete de creme na boca, deixe derreter, e então dê um pequeno gole de Petroleum. A experiência é muito rica – você vai sentir gosto de um cappuccino e, depois de engolir, sua boca fica limpa, pedindo por mais!"
Nossas impressões sobre a DUM Petroleum: Bela coloração, realmente negra como petróleo, espuma cremosa e de tonalidade marrom, baixa e de baixa permanência. No aroma observamos notas de malte torrado, seguido pelo cacau. Na boca é bastante aveludada, onde se nota perfeitamente o seu 96 IBU (escala de amargor da cerveja), que harmoniza perfeitamente com o cacau, dando a esta cerveja um complexo amargor, com notas de café e novamente de malte torrado. O teor alcoólico de 12% está perfeitamente inserido no conjunto, proporcionando um final, além de seco, reconfortante. Ótima cerveja para se terminar o ano! Perfeita!
Pontuação Karina: 5,0
Pontuação Vitor: 5,0
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
BADEN BADEN - BOCK
Sobre a cervejaria: Já falamos um pouco sobre a Baden Baden antes. É só dar uma conferida aqui.
O que o fabricante nos diz sobre a cerveja:Coloração castanha, com um toque adocicado ao paladar e aroma levemente tostado: Baden Baden Bock é uma cerveja Lager encorpada. Originária da cidade de Einbeck, norte da Alemanha, a cerveja tipo Bock era produzida nos monastérios especialmente para festas religiosas.
A Baden Baden Bock é ideal para acompanhar carne de porco, salsichas alemãs, queijos Gouda e Gorgonzola e sobremesas a base de chocolate.
Teor Alcoólico: 6,5%
Disponível em garrafas de 600ml e Chopp
Temperatura sugerida para degustação de 5 a 7°C
O que nós achamos: Essa Bock tem uma coloração castanha, uma espuma de boa formação mas de baixa permanência. O aroma dela é adocicado, com notas de malte tostado. No sabor percebemos bem claramente o malte tostado e os 6,5% de álcool é bem inserido, fazendo com que a cerveja tenha uma boa drinkability. Não foi uma cerveja que nos impressionou, mas é uma cerveja justa e de boa qualidade.
Pontuação Vitor: 3.0
Pontuação Karina: 3.0
Assinar:
Postagens (Atom)