quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ASHBY - VISHNU IPA RED



Sobre a cervejaria: A Cervejaria Ashby, que se intitula a primeira microcervejaria do Brasil, foi fundada no ano de 1993, na cidade de Amparo, interior de São Paulo, pertencente ao Circuito das Águas Paulista e localizada na Serra da Mantiqueira. Em 1989, o americano Scott Ashby e a brasileira Anelise Marques se conhecem em um trem de Nairobi para Mombassa. Ele aproveitava um ano sabático da universidade e ela estava de férias. Os dois, de mochila nas costas, faziam uma viagem pela África. Alguns meses depois, nos Estados Unidos, onde ela se especializava em Direito e ele terminava seu doutorado em física, surge a vontade de construir uma vida juntos. Scott já tinha o hobby de produzir suas próprias cervejas e a vontade de fazer isso em uma escala maior. Na California, fez um curso de mestre cervejeiro, e junto com Anelise, aprimoram os conhecimentos na cervejaria Wasatch, no estado de Utah. Com a vontade de Anelise de voltar para o Brasil e inspirados pelas microcervejarias americanas, decidem criar a Cervejaria Ashby.


O que a Ashby diz sobre a Vishnu IPA Red:

"Família: India Pale Ale (Inglesa)
Fermentação: Alta
Coloração: Leve avermelhada, translúcida
Aroma: Lúpulos com notas frutadas e florais
Sabor: Malta médio-alto, amargor acentuado
IBU: 45
Teor alcoólico: 5,8%
Garrafa: 300ml".

Nossas impressões sobre a Vishnu IPA Red: Com um rótulo bonito e exótico, explorando a religião Hindu, onde se encontra a representação do deus Vishnu, responsável, segundo o hinduísmo, pela manutenção do universo e pertencente a trimúrti, a trindade sagrada do hinduísmo, essa IPA possui coloração acobreada e cristalina, espuma média de boa formação e de alta permanência. O Aroma é cítrico e com leves notas de grama, sendo que na boca tem entrada amarga, porém, agradável e não muito agressiva, pois, as notas de malte também presentes proporcionam um agradável equilíbrio, deixando o final um pouco seco, muito leve e refrescante, com excelente drinkability. Outro quesito interessante dessa IPA reside no fato dela possuir os polêmicos e abominados cereais não maltados em sua composição, o que, para nós do Malte Sport Club, demonstrou ser possível fazer uma boa cerveja com a adição desses ingredientes, mas não vamos adentrar à polêmica do "mimimilho". Talvez em outra oportunidade. Por fim, destacamos, também, que pagamos por ela apenas R$ 6,50, demonstrando um ótimo custo benefício.

Pontuação Karina: 3,5
Pontuação Vitor: 4,0

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

WÄLS - NIOBIUM



Sobre a cervejaria: Como esse não é o primeiro rótulo da Wäls que experimentamos, você pode saber mais sobre a cervejaria clicando aqui.

O que a Wäls diz sobre a Niobium: "Coloração avermelhada, espuma cremosa e aroma acentuado de maracujá. Lúpulos contidos na receita: Polaris, Saaz, Cascade e Galaxy.
Copo: pint
Temperatura: 8 a 12ºC
Harmoniza com: pratos de carne vermelha, massas e comidas picantes de uma maneira geral. Ajuda a limpar as papilas gustativas pela forte presença do lúpulo."

O que achamos da Wäls Niobium: De coloração acobreada com tonalidade bem avermelhada, espuma cremosa de boa formação e permanência, essa Imperial Double IPA possui aroma bem equilibrado, onde o lúpulo já solta ao olfato, mas é logo seguido pelas notas de malte. Na boca segue o equilíbrio encontrado no aroma, onde a liga de lúpulos, o malte e o teor alcoólico de 9% se harmonizam perfeitamente, com maestria, sobressaindo as notas lupuladas no final bastante seco. O teor alcoólico de 9% está perfeitamente inserido no conjunto, deixando um leve vestígio reconfortante junto ao final seco, mas com um excelente drinkability, principalmente se comparado a algumas Imperial IPA's disponíveis no mercado.

Pontuação Karina: 4,5
Pontuação Vitor: 5,0

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

EVIL TWIN BREWING - MOLOTOV COCKTAIL


Sobre a cervejaria: A Evil Twin Brewing é uma cervejaria cigana (que não possui fábrica própria), fundada na Dinamarca no ano de 2010 pelo cervejeiro Jeppe Jarnit-Bjergsø. A intenção da Evil Twin é brindar os cervejeiros com cervejas inesquecíveis, sendo que suas produções são feitas em algumas das melhores cervejarias ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil, em rótulo colaborativo com a cervejaria Tupiniquim. 

O que a Evil Twin diz sobre a Molotov Cocktail: "Se gostou antes, durante e depois do Natal, talvez você pensou que a serviu de forma brilhante, o álcool foi admiravelmente bem inserido e você amava como os montantes arrogantes de lúpulo anestesiavam sua boca. Esta cerveja vai colocar sua língua para fora - é um tour pelo vigor dos lúpulos e de longe uma das cervejas mais loucas já feitas pela Evil Twin Brewing.
Estilo: Imperial India Pale Ale 
Fabricada em: Two Roads Brewing Co, CT
ABV: 13%."

O que achamos da Molotov Cocktail: Essa Imperial IPA possui um aroma de grama, onde já se nota a elevada carga de lúpulos utilizada em sua produção. Sua coloração é acobreada e levemente turva, com espuma de boa formação e de média permanência. Quanto ao sabor, a potência alcoólica é bastante presente, talvez sobressaindo um pouco sobre o lúpulo e o malte, que também possuem presenças marcantes nessa cerveja. O final é seco e forte, em razão do elevado teor alcoólico e da carga de lúpulos, devendo-se ressaltar que ela pode ser um pouco enjoativa para alguns quando dos últimos goles. Realmente é um coquetel molotov, todos os ingredientes são bem fortes, em altas dosagens e prontos para explodirem o seu paladar. Cumpre o que promete.

Pontuação karina: 3,0
Pontuação Vitor: 4,0

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

WÄLS - DUBBEL


Sobre a cervejaria: Como esse não é o primeiro rótulo da cervejaria que experimentamos, você pode conhecer um pouco mais sobre a Wäls clicando aqui.

O que a Wäls diz sobre essa Dubbel: "Cerveja do estilo Belgian Strong Ale Dubbel, de aparência castanha escura, espuma densa e duradoura. Aroma de frutas secas com notas de especiarias e maltes especiais. Paladar com persistência do torrado, levemente picante e bastante seca. Refermentado na garrafa com 7,5 % de Alcool.
Copo: taça
Temperatura: 8 a 12ºC
Harmoniza com: Carnes vermelhas gordurosas, carnes de caça e aves silvestres e sobremesas com toques de chocolate."

O que achamos da Wäls Dubbel: De coloração castanho avermelhado, possui espuma de boa formação, de tonalidade levemente bege e de média permanência. Quanto ao aroma, explode primeiramente sua elevada carga de malte, com notas de especiarias. Em seu complexo sabor, o dulçor do malte prevalece, com notas frutadas (frutas secas), com suaves notas condimentadas, em ótima harmonia com o álcool muito bem inserido no conjunto. O final é levemente agridoce e seco, sendo realmente um ótimo exemplar de uma Dubbel e fazendo jus aos prêmios recebidos, como, por exemplo, a medalha de ouro na World Beer Cup, sendo a primeira cerveja brasileira a conquistar essa medalha.

Pontuação Karina: 4,0
Pontuação Vitor: 4,0

sábado, 2 de janeiro de 2016

TOP 5 - CERVEJAS EXPERIMENTADAS EM 2015

E lá se foi 2015. Agradecemos a todos que tem acompanhado o Malte Sport Club seja pelo blog, pelo Facebook ou pelo Instagram. Em nosso primeiro ano de existência, aprendemos muito sobre o mundo cervejeiro, conhecemos rótulos incríveis e com certeza nos tornamos ainda mais apreciadores dessa bebida incrível e de toda a sua história.
Para esse próximo ano que está começando, pretendemos continuar a busca não só pelas melhores cervejas, mas também por conhecer cada vez mais este universo e manter o Blog ainda mais atualizado. Resolvemos, então, fazer um TOP 5 das cervejas que experimentamos em 2015, para fecharmos de vez o ano e finalmente começarmos um 2016 ainda melhor!
Como entrar em consenso nem sempre é possível, haja vista cada um dos membros terem as suas preferências, serão duas listas, feitas por cada atleta do Malte Sport Club, com as suas preferidas do ano que se passou.
A seleção de cervejas não leva em conta tão somente o sabor, mas sim algumas questões subjetivas, que todo apreciador de cervejas possui, como, por exemplo, a surpresa ao experimentar uma cerveja que não parecia ser aquilo tudo ou possuir sabores e características até então desconhecidas ou diferentes do comum, ou seja, aquelas que ficaram marcadas.
Ao clicar no nome da cervejas que estão na lista, você será redirecionado à resenha que fizemos sobre a mesma, onde constam todos os detalhes e opiniões. Então, lá vai:


TOP 5 KARINA


TOP 5 VITOR

2 - ITHACA
4 - PETROLEUM
5 - CORLEONE