quinta-feira, 30 de julho de 2015

CERVEJA LOBA - WEISS



Sobre a cervejaria: A Cervejaria Loba é fruto de uma história de amizade e companheirismo. Tudo começou com festas e reuniões que aconteciam na fazenda Guarará, na pequena cidade de Santana dos Montes, interior de Minas Gerais, com população de apenas 3.822, segundo dados do Censo IBGE 2010. Nessas festas surgiu a ideia dos idealizadores da cervejaria oferecerem algo de melhor qualidade para seus amigos. Por tal motivo, decidiram fabricar a própria cerveja e iniciaram uma produção bem artesanal, em pequenas quantidades, o que foi um sucesso, onde conseguiram uma bebida de melhor qualidade do que as industriais.
Assim, resolveram montar uma minicervejaria no ano de 2012. As cervejas artesanais da Loba ficaram conhecidas na região, sendo procuradas por moradores e visitantes que passavam por Santana dos Montes. 
Com a elevada procura pelos produtos, ficou claro que a cervejaria deveria ampliar sua capacidade de produção, por isso, em 2014 foi inaugurada uma fábrica com a capacidade de produzir até 100.000/mês e começaram a comercializar suas cervejas em diversas cidades de Minas Gerais.

O que a cervejaria diz sobre a Loba Weiss: "Uma cerveja refrescante e suave, com um sabor diferenciado por ser feita com maltes de trigo especialmente selecionados. Excelente para acompanhar pratos à base de peixes e frutos do mar, também combina com vegetais grelhados, comida mexicana, salsishas e pratos apimentados. Seu aroma frutado e o leve sabor de cravo harmonizam com sobremesas leves e frutas.
Alta fermentação. Teor alcoólico: 4,8% vol. Amargor (IBU) 20".

Nossa opinião: Essa Weiss da cervejaria mineira Loba, possui coloração bastante turva, talvez até demais, e opaca. A espuma é de boa formação e baixa permanência. No aroma se percebe notas frutados, em especial de banana. Quanto ao sabor, se repetem, levemente, as notas frutadas, em conjunto com as nuances de cravo, com bom drinkability. O maior problema dessa Weiss é que os aromas e sabores precisam ser mais acentuados, pois se mostraram muito tímidos, sem muita presença. O processo de filtragem da cerveja também parece precisar melhorar. Entretanto, essa cervejaria localizada em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, mostra a força de vontade dos cervejeiros brasileiros e o crescimento das cervejas artesanais em nosso país, razão pela qual merece uma menção honrosa do Malte Sport Club. Parabéns Loba, continuem sempre aperfeiçoando e seguindo em frente com a sua produção! Pagamos por ela R$ 12,00.

Pontuação Karina: 2,5
Pontuação Vitor: 3,0

DAMA BIER - STOUT



Sobre a cervejaria: A Dama Bier foi fundada em 26 de Janeiro de 2010, na cidade de Piracicaba, interior do estado de São paulo/MG. Trata-se de uma empresa familiar, onde seus proprietários viajaram por diversas regiões do mundo, buscando novas ideias e produtos para produção de cerveja.
A cervejaria é focada na produção de cerveja com diferencial em qualidade e com grande personalidade sensorial, sendo que cada um dos estilos produzidos possui características particulares, tais como: cor, teor alcoólico, amargor, sabor e aroma. Suas cervejas são produzidas de acordo com a Lei de Pureza da Baviera.
Os proprietários da Dama Bier são de uma família de muita tradição no mundo cervejeiro. Pertence à mesma família dos proprietários da Bamberg (Votorantim/SP) e Burgman (Sorocaba/SP). Apesar disso, cada cervejaria e tem sua própria identidade.

O que a cervejaria diz sobre a cerveja: "No passado a Stout Porter era uma cerveja robusta, era um sub-estilo da Porter. Com o tempo os dois estilos se separaram e cada um passou a ter características distintas.
A Dama Stout é uma interpretação do estilo Foreign Extra Stout, produzida com quatro diferentes variedades de maltes e três tipos de lúpulo, que proporcionam uma sensação complexa e agradável no paladar. Encorpada e de cor escura, o lúpulo proporciona médio amargor aliado a notas de torrefação, chocolate e frutas escuras, vindos do malte, uma cerveja robusta e recheada de sabores. Pertence a família Ale e seu teor alcoólico é de 6%.
Harmoniza perfeitamente com carnes grelhadas, sobremesas, principalmente aquelas com chocolate, além de ser uma ótima parceira com sorvete de creme ou baunilha".

Prêmios: Medalha de prata no I Concurso Brasileiro da Cerveja (Blumenau), no World Beer Awards 2013 (EUA) e no International Beer Challenge 2014 (Inglaterra).

Nossa opinião: Essa ótima Stout possui uma coloração negra característica do estilo, com uma espuma marrom de boa formação e baixa permanência. É encorpada e levemente aveludada, com aroma de chocolate e malte torrado. O sabor complexo, mistura o clássico das stouts, com notas de chocolate, malte torrado e leve café, com surpreendente final seco e amargo, onde se nota a adição dos três tipos de lúpulo em sua produção, fazendo deste rótulo, com certeza, um dos melhores da cervejaria e que vale muito a pena ser experimentado.

Pontuação Karina: 4,5
Pontuação Vitor: 4,5

terça-feira, 21 de julho de 2015

BADEN BADEN – CHOCOLATE BEER



Sobre a cervejaria: Em 1999 nasce a Baden Baden na cidade de Campos do Jordão (onde se encontra até os dias atuais), resultado do sonho de 4 amigos. Em 2000 lançam a primeira Baden Baden, um chopp red ale de tirar o chapéu, sendo que em 2001 lançam os primeiros rótulos embalados: BOCK, STOUT E CRISTAL. De lá para cá já receberam vários prêmios e ocupam um espaço importante no mercado de cervejas especiais nacionais. Uma nota importante em sua história é que no ano de 2007, a Baden Baden foi adquirida pelo grupo cervejeiro Schincariol, o qual, posteriormente, foi adquirido pela gigante japonesa Kirin.

O que a cervejaria diz sobre a cerveja: “Com uma receita exclusiva, esta edição especial limitada possui corpo leve e aroma com notas adocicadas de cacau. A Baden Baden  Chocolate Beer traduz o equilíbrio perfeito entre o delicioso sabor de chocolate e o amargor característico de maltes tostados e lúpulos especiais, deixando um final levemente seco e agradável.
Tipo: Ale
Teor Alcoólico: 6,0%
Disponível em garrafas de 600ml
Temperatura sugerida para degustação de 6 a 8°C
Harmonização: A Baden Baden Chocolate Beer acompanha perfeitamente sobremesas  de chocolate, como Petit Gateau. Surpreenda-se também experimentando essa edição  especial com Panna Cotta, sobremesas de frutas, sorvete de creme ou Tiramisù.

Nossa opinião: A Baden Baden Chocolate Beer possui uma coloração marrom bem escura, quase negra e espuma marrom de boa  formação e baixa permanência.  A cerveja tem um aroma forte de baunilha e chocolate, sendo que no  sabor as notas de chocolate, cacau e baunilha estão bem presentes, mas nos passaram a impressão de serem bem artificiais. O Final é levemente seco, como dito pela própria cervejaria. Esperávamos um sabor mais agradável e natural. Deixou a desejar.

Pontuação Karina 2,5
Pontuação Vitor: 3,0

quinta-feira, 9 de julho de 2015

EISENBAHN - SAISON





Sobre a cervejaria: Veja mais sobre a Eisenbahn no post que fizemos sobre outra produção da cervejaria, a EISENBAHN WEIZENBIER.

O que a cervejaria  diz sobre a cerveja:Cerveja de estilo belga que tem a leveza e o sabor perfeitos para aproveitar as temporadas mais quentes. Sua combinação entre frutas vermelhas e pimenta rosa combinam para a refrescância de apreciar a cerveja. Graduação alcoólica 4,8%.

O que nós achamos: Coloração dourada e levemente opaca, onde, no aroma, se distingue muito bem as notas de frutas vermelhas. Na boca, possui entrada doce, um pouco confusa, mais que vai se harmonizando e se passa a  notar bem as frutas vermelhas, o malte, um leve amargor do lúpulo e também uma leve picancia da pimenta rosa na ponta da língua. Cerveja leve, refrescante e com boa drinkability. A cerveja agradou mais ao Vitor do que a mim, o qual considerou que todos os ingredientes estão bem destacados e harmonizados, só pecando no sabor final, que não lhe agradou muito. Eu, Karina, achei ela um pouco confusa demais, e ainda estou me perguntando se gostei ou não rs.. Quem sabe em uma segunda degustação...

Nota Vitor 3,5

Nota Karina: 3,0



quarta-feira, 8 de julho de 2015

DIEU DU CIEL - MORALITÉ - IPA


Sobre a cervejaria: O site da cervejaria é muito pobre em informações sobre sua história e também tivemos um pouco de dificuldade de encontrar informações na internet então caso alguém tenha um conhecimento maior sobre essa cervejaria pode enviar pra gente que atualizaremos o post.
 A Dieu du Ciel foi fundada em 1998, em Montreal no Canadá. Hoje eles possuem uma fábrica em St- Jérôme, Quebec, mas o Brewpub continua em funcionamento em Montreal e está sempre lotado.

Sobre a cerveja: Black Ale  com aromas e sabores de baunilha, chocolate amargo, bourbon e malte torrado. A baunilha e o cacau casam bem, sem competir  entre si, para produzir uma cerveja surpreendentemente bem equilibrada.  Esta cerveja é levemente lupulada, mas o cacau introduz um toque de amargura. Sua cor pode ser intimidante, mas é uma cerveja muito suave ao alcance da maioria dos bebedores de cerveja. Esta muito apreciada cerveja de sobremesa é fabricada com cacau orgânico de comércio justo e grãos de baunilha de primeira linha. 6,5%alc./vol. A aphrodisiaque nasceu em nosso brewpub em Montreal em Maio 2003.

O que nós achamos:  Cerveja de coloração negra e intensa, espuma marrom, cremosa e de boa formação com  media  permanência. Os aromas de baunilha, cacau, chocolate e malte torrado são todos bem perceptíveis ,e ao mesmo tempo, bem misturados. O  sabor, também de baunilha, cacau e malte torrado são como a própria cervejaria já informa, muito bem casados dando uma harmonia singular para a cerveja. Com amargor, que transparece ser do próprio cacau, a cerveja tem um final defumado e leve na boca. É uma cerveja  de ótima drinkability. O Malte Sport Club estava muito ansioso para começar a provar as cervejas da Dieu du Ciel e podemos afirmar que até o momento na cervejaria não nos decepcionou. Essa que está entre as melhores Stouts do mundo de acordo com site ratebeer,  na nossa opinião fez por merecer.
Pagamos R$23,95,
Nota Karina: 5,0

Nota Vitor: 5,0

quarta-feira, 1 de julho de 2015

OUROPRETANA - GINGER IPA




Sobre a Cervejaria: Como já publicamos outra produção da Cervejaria Ouropretana, você pode encontrar informações sobre a mesma dando uma olhada no nosso post sobre a Ouropretana Pala Ale.

O que o fabricante diz sobre a cerveja: "Cerveja do estilo India Pale Ale com gengibre. De cor âmbar claro, é cremosa e possui aromas cítricos e frutados, derivados da técnica de dry-hoping. Tem leve picância e frescor provenientes da adição de gengibre.

- Aroma: Presença marcante de lúpulos e gengibre.

- Aparência: Coloração âmbar, com espuma bege e persistente. Levemente turva, pois não passa pelo processo de filtragem, afim de preservar características provenientes do dry-hoping. 

- Sabor: Notas frutadas e cítricas, amargor pronunciado. Retrogosto com leve picância e frescor. 

- Sensação de boca: Corpo médio a alto, cremosa, com boa carbonatação. Cerveja de alta fermentação, com 6,2% de teor alcoólico, com amargor pungente. Refrescância e leve picância.   

- Harmoniza com carnes vermelhas, queijos, pratos com maior teor de gordura e/ou condimentados. Temperatura ideal de consumo entre 4ºC e 6ºC. Embalagem: Garrafas de 600 ml".

Nossa opinião: Essa bela IPA da Cervejaria Ouropretana possui uma coloração ambar, espuma cremosa de boa formação e média permanência. O seu aroma é cítrico, característico do estilo, com notas de gengibre e levemente frutadas. No sabor encontramos o gengibre bem presente, com notas cítricas e amargor moderado, com final seco, amargo, levemente picante e refrescante. É uma IPA com ótimo drinkability, onde o gengibre, protagonista da cerveja, se encontra muito bem inserido no conjunto, fazendo da Ginger IPA a melhor criação da Ouropretana até o momento. Vale muito a pena conferir! Pagamos por ela R$ 18,00.

Pontuação Karina: 4,5

Pontuação Vitor: 4,5