Sobre a cervejaria: Trata-se de uma das microcervejarias mais conhecidas do pais, fundada em 1996, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Foi fundada por Marcelo Carneiro da Rocha, mestre cervejeiro e atual presidente da cervejaria, a qual se encontra instalada em um edifício histórico no centro da cidade.
Em suas receitas, utilizam ingredientes especiais bem brasileiros, como o café, mandioca, rapadura, mel e castanha do pará, dando origem a diversas cervejas de qualidade e reconhecida mundialmente.
O que o fabricante diz sobre a cerveja: "Ítaca é uma pequena ilha grega que foi palco de muitas batalhas. Uma cerveja que já nasceu de uma luta não poderia ter outro nome. Ainda mais uma Imperial Stout que não abre mão do seu jeitinho brasileiro. É por isso que sua fórmula conta com um elemento nordestino: a rapadura queimada. O resultado é uma cerveja porreta que, assim como a alegria do Nordeste, também tem vida longa.
Ingredientes: Feita com malte, lúpulo e rapadura queimada. Tem elevada longevidade e evolução de sabores com o tempo. Por isso, Recomenda-se manter em local escuro, fresco e consumir a temperatura entre 12 e 16 graus.
Teor Alcoólico de 10,5%.
Harmonização: Carnes de caça, queijos duros bem maturados, presunto cru e sobremesas caramelizadas, como crème brûlée e pudim de leite".
Prêmios: Medalha de Ouro - Mondial de La Bière 2013 - Canadá
Medalha de Prata - South Beer Cup 2013 - Argentina
Medalha de Prata - Copa Cervezas de America 2012 - Chile
Medalha de Bronze - Festival Brasileiro da Cerveja 2013
Medalha de Bronze - South Beer Cup 2012 - Brasil
Medalha de Ouro - Festival Brasileiro da Cerveja 2014 - Brasil
Medalha de Ouro - Festival Brasileiro da Cerveja 2013 - Brasil
Medalha de Ouro - Mondial de La Bière 2013 - França
Medalha de Ouro - Mondial de La Bière 2013 - Rio de Janeiro
Medalha de Ouro - Festival Brasileiro da Cerveja 2015 - Blumenau
Nossa opinião: Trata-se de uma cerveja sazonal, com uma bela e intensa coloração negra, na qual se nota resíduos que se depositam ao fundo do copo e da garrafa. Boa espuma cremosa, saborosa e de média permanência. Possui um aroma adocicado em razão da adição de rapadura, bem como o tradicional aroma de malte torrado. Quanto ao forte sabor, nota-se facilmente a rapadura, a qual lhe confere notas carameladas, harmonizando perfeitamente com o sabor característico de malte torrado e com sua potência alcoólica.
O teor alcoólico de 10.5% é muito bem distribuídos e harmonizado, conferindo um final forte no primeiro momento, mas que vai se tornando reconfortante e agradável, ótimo para dias mais frios. Cerveja robusta, encorpada, que quanto mais se bebe, mais gostosa vai ficando. Pagamos por ela o valor de R$ 42,00, o qual é elevado e pode ser considerado absurdo para alguns, mas vale cada centavo.
Pontuação Vitor: 5,0
Pontuação karina: 5,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário