quarta-feira, 28 de outubro de 2015

BRASSERIE D ACHOUFFE - LA CHOUFFE - BELGIAN BLOND ALE


Sobre a cervejaria:  Situado no coração das Ardenas belgas verdejantes, a cervejaria é especializada em cervejas especiais de qualidade cervejeira.
Sua história começa no final de 1970 quando dois cunhados, Pierre Gobron e Chris Bauweraerts, decidiram criar a sua própria cerveja, em sua própria cervejaria.
Usando o pouco dinheiro que tinham na época (menos de € 5.000), eles embarcaram em cima do que os fãs da cervejaria chamam de "história Chouffe". A primeira  LA Chouffe (49 litros) foi produzido em 27 de Agosto de 1982.
À primeira vista como um passatempo, o Achouffe Brewery desenvolvido tanto que, Pierre e Chris decididiram abraçar a aventura em tempo integral.
Os anões Achouffe logo quiseram explorar outras terras, e seus primos holandeses foram os primeiros a lhes oferecer uma recepção calorosa. Hoje, as cervejas Achouffe são vendidas para mais de 40 países em todo o mundo.
Eles também ganharam cobiçados prêmios internacionais , ano após ano, em reconhecimento do seu sabor único.
No final do verão de 2006, os fundadores da cervejaria optaram por confiar o destino de seus amados anões para a Duvel-Moortgat Brewery. O grupo estava disposto a investir em Achouffe e desenvolver o potencial da cervejaria.
Desde então, uma grande quantidade de trabalho tem sido realizado para desenvolver a cervejaria e suas nossas cervejas ter encontrado novos destinos em todo o mundo.
Uma questão de orgulho para todos os anões e toda a equipe Achouffe!

O que a cervejaria diz sobre este rótulo: Chouffe é uma blond não filtrada que é refermentada na garrafa e em barris. É agradavelmente frutado, temperada com coentro e tingidas com lúpulo. "
ABV: 8%
Armoniza bem com: Frango, porco e Carneiro
                              Erva doce, brócolis e aspargos
                              Tamboril, atum e mexilhões
                              Fleur d’Audresselles, Beaufort Haut Alpage
                              Coentro, cebolinha e gengibre 

O que achamos da La Chouffe Belgian Blond Ale: A La Chouffe é uma cerveja de coloração amarela, um pouco turva e muito cheirosa, podendo se perceber claramente os aromas de malte e lúpulo. No sabor, primeiramente, se sente o malte seguido de um delicado, porém presente, sabor do lúpulo e a refrescância do coentro. Está tudo ali muito bem colocado, balanceado e perceptível. A cerveja apesar de teor alcoólico alto (8%) tem um sabor leve e refrescante. Surpresa boa e estamos muito animados para provar outros rótulos da cervejaria! 

Pontuação Vitor: 5,0
Pontuação Karina: 5,0

terça-feira, 27 de outubro de 2015

PYRAMID - HEFEWEIZEN



Sobre a cervejaria: É só clicar aqui.

O que a cervejaria diz sobre esta cerveja: “O padrão pelo qual todas as outras cervejas de trigo são julgadas. Nosso estilo americano Hefeweizen premiado é uma visão única sobre o clássico tradicional da Baviera. Esta cerveja não filtrada trigo refrescante proporciona um sabor distintamente suave vale a pena saborear com os amigos.”
Maltes: 39% 2 Row Pale Barley, 60% Malted Wheat, 1% Caramel.
Lúpulos: Nugget, Liberty
ABV: 5.2%
IBU 18

O que nós achamos:  Essa cerveja de coloração dourada escura tem uma espuma de boa formação, levemente cremosa e de baixa permanência. No aroma se nota rapidamente o malte e o caramelo, e isso acontece também no sabor. A questão que para nós do Malte Sport Club definitivamente pesou contra esse rótulo, é que achamos que os sabores característicos de uma Hefeweizen são muito pouco destacados, entre eles o sabor do trigo. Uma pena.

Pontuação Karina:2,5
Pontuação Vitor:2,0

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

GRIMOR Nº18 - BLOND ALE



Sobre a cervejaria: Para saber mais sobre a cervejaria Grimor é só clicar aqui nesse primeiro post que fizemos sobre um rótulo deles.

O que a cervejaria diz sobre a Grimor 18: “Uma cerveja inovadora e duplamente especial. De alta fermentação, é produzida com um levedura genuinamente brasileira e nunca antes utilizada na produção de cerveja. Tem coloração dourada, aromas frutados, florais e um leve condimentado. - Produção limitada.”

O que nós achamos:  A Grimor 18 tem uma bela coloração dourada e levemente turva. O aroma é bem  floral e já se percebe nele também notas de condimentado. O sabor dessa cerveja, como a própria cervejaria já diz, é frutado com toques florais um amargorzinho do lúpulo no fim . O toque condimentado (que é bem balanceado)  nos fez lembrar um pouco uma witbier. A cerveja tem ótima drinkability e é bem refrescante. Vale a degustação e nos sentimos muito orgulhosos de ver as cervejarias nacionais não só produzindo boas cervejas como evoluindo nas pesquisas e desenvolvimento de produtos inovadores e com características próprias. Lindo de ver! Parabéns Grimor!

Pontuação Karina: 3,5
Pontuação Vitor: 3,5

domingo, 18 de outubro de 2015

BREWDOG - HARDCORE IPA


Sobre a cervejaria: Para relembrar sobre a escocesa Brewdog, clique aqui.

O que a Brewdog diz sobre a Hardcore IPA: "Sem remorsos, assalto aos sentidos, HARDCORE IPA é uma estrondosa Imperial India Pale Ale que realmente mudou tudo.

Batendo uma carga tripla dos maiores lúpulos norte americanos que humanidade criou, apoiado por uma espinha dorsal de malte caramelo, esta cerveja é profunda, adstringente e resinosa, empurrando para os extremos do limiar do lúpulo.

A própria personificação do amplificado, Hardcore é uma agitadora inveterada; a glória implacável de lúpulo.

ABV:9.2%
OG: 1083
IBU's: 125
Maltes: Extra Pale, Cara, Crystal
Lúpulos: Centennial, Columbus, Simcoe, Amarillo, Citra".

Nossa opinião sobre a Herdcore IPA: Essa já é a terceira Brewdog que experimentamos e vamos ver se desta vez, para nós, a cerveja faz jus a fama desta cervejaria escocesa. Ipa de coloração âmbar, espuma baixa de boa formação, cremosa e de média permanência. O aroma é um pouquinho fraco, talvez pudesse ser mais "hardcore", com notas frutadas e adocicadas oriundas do malte. Na boca, a carga de lúpulos proporciona uma entrada amarga, seguida da forte potência alcoólica, bem inserida e harmonizada, e das notas de malte, deixando um final seco e reconfortante em razão do seu ABV. Esse foi o melhor rótulo da Brewdog que experimentamos, entretanto, no final já estávamos achando o conjunto desta IPA um pouco enjoativo, ou seja, a Brewdog ainda não nos conquistou.

Pontuação Karina: 3,5
Pontuação Vitor: 3,5 

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

BOHEMIA OITO E UM - SESSION STOUT


Sobre a cervejaria:  Para quem acompanha o mundo cervejeiro não é novidade que a AMBEV andou adquirindo  algumas cervejarias artesanais e, entre elas, está a mineira Wäls. Essa cerveja em particular é um lançamento da AMBEV através da Bohemia e que foi desenvolvido em uma parceria entre o mestre cervejeiro da Bohemia Humberto Croce e o mestre cervejeiro da Wals Christian Brandt .

O que a cervejaria diz sobre a cerveja:  “Oito  horas e um minuto. A hora exata para abrir a noite com esta cerveja: Uma surpreendente mistura de sabor tostado de uma Stout , com a leveza de uma Sessio. Um brinde à chegada da noite com todos os sabores da Oito e Um.”
ABV: 4%
IBU:22

O que nós achamos dessa cerveja: Coloração forte e escura, típica de uma boa Stout . Espuma  de tonalidade marrom mas não tão cremosa quanto o habitual, o que já era de esperar, uma vez que se trata de uma Session Stout, e uma das ideias da cervejaria é que ela seja realmente mais leve. O aroma é simples, mas está presente e  com predominância do malte e do cacau. Agora vamos ao sabor!  Quando tomamos sentimos um tom aveludado parecido com de uma stout, porém mais leve. Se sente logo de cara o sabor do malte, seguido do cacau e seu amargor e no final o frescor principalmente da hortelã , mas também da casca de laranja se torna perceptível ao paladar. Aviso aos navegantes: cerveja é amarguinha, então para aqueles que não são fãs de um amargor talvez não seja a melhor opção.
 O resumo da obra é que a cerveja é  saborosa  e cumpre bem o que promete. Comparada as outras cervejas especiais lançadas pela Bohemia, e que já falamos aqui no blog também, a Oito e Um foi um salto e tanto no quesito sabor e qualidade, e por isso fica difícil não pensar que a “mãozinha” da Wäls tem muito (ou quase tudo) a ver com isso (nossa opinião).

Pontuação Vitor 3,5
Pontuação Karina 3,5

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

PYRAMID - APRICOT ALE


Sobre a cervejaria: Em 1984 é fundada a Hart Brewing, Inc.,  por Beth Hartwell, responsável também por lançar a linha principal da cervejaria, as pyramids ales. Sediada nas margens do rio Columbia em Kalama, WA, a Hart Brewing, Inc lança sua cerveja inaugural,  Pyramid Pale Ale, uma das primeiras micro cervejas americanas.
Em 1996 a cervejaria mudou seu nome Pyramid Breweries, Inc., e em 2015 completa 30º ano produzindo cerveja de qualidade e com uma vasta lista de rótulos entre fixos e sazonais. 

O que a cervejaria diz sobre Pyramid Apricot Ale: Apricot Ale combina perfeitamente com o sabor e aroma de damasco fresco com o suave  final  de uma cerveja de trigo tradicional. Sua refrescante personalidade não filtrada e seu sabor frutífero  fazem dessa uma ale que vale a pena saborear.
Maltes: 50% 2 Row Pale Barley, 50$ Malted Wheat
Lúpulo: Nugget
ABV: 5.1%
IBU: 11

Nossa opinião sobre a Pyramid Apricot Ale: Com uma coloração laranja escura (quase como abóbora) e uma espuma de boa formação, cremosa e média permanência, a Apricot Ale nos apresenta um aroma frutado, em que é possível perceber facilmente a presença de damasco, assim como acontece no sabor. Essa cerveja tem notas levemente adocicadas de malte, um final refrescante e bom drinkability, o qual não consideramos ótimo porque achamos um pouco enjoativa depois de alguns goles. Para finalizar, é importante colocar que a cerveja faz jus ao nome e é fiel a todas as características de sua descrição, o que para nós do Malte Sport Club, gostando ou não da cerveja, é sempre muito positivo. Ponto pra eles.

Pontuação Vitor: 3.5
Pontuação Karina:3.0

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

BREWDOG - FIVE AM RED ALE







Sobre a cervejaria:  Se quer saber um pouco mais sobre a cervejaria é só clicar aqui.

O que a Brewdog diz sobre a Five AM Red Ale:  “Five AM Red Ale é uma cerveja de 5 maltes e 5% de teor alcoólico.
Berrys e caramelo andam ao lado da marmelada e do chocolate. O sabor de pimenta e de “tostado” se acotovelam com o sabor de lichia e biscoito.
A agulha passa por todos os pontos da bússola, e isso te leva ao horizonte, ao ponto de fuga. E continua indo...”

Nossa opinião sobre a Five AM Red Ale: Cerveja de coloração bem vermelha e aroma bem maltado. No sabor percebemos bem o malte e um leve adocicado, mas sem grandes surpresas e destaques. Apesar disso a cerveja é refrescante, mas sentimos falta de uma pitada de lúpulo. Com um teor alcoólico moderado e um sabor balanceado a cerveja tem boa drinkability. Ainda não foi dessa vez que Brewdog conquistou o Malte Sport Club mas com certeza recomendamos a degustação.

Pontuação Vitor: 3.5


Pontuação Karina: 3.0

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

BROOKLYN - EAST IPA





Sobre a cervejaria: Se quiser saber um pouco mais sobre essa cervejaria é só dar uma olhada nessa postagem  aqui.

O que o fabricante diz sobre a cerveja:  Diversas IPAs vão prometer-lhe a lua e as estrelas, Farão tudo para seduzi-lo com palavras de esmagamento, amargura e lúpulo eterno. Na verdade, nós não estamos aqui para surpreendê-los com um "canhão de lupulo", ou descascar o esmalte de seus dentes. EAST IPA é uma IPA limpa com boa drinkability, que é embalada com sabor e oferece equilíbrio, não um tapa na cabeça. Lúpulos americanos soam  aromas de pinho , enquanto lúpulo East Kent Golding trazem o sabor de frutas de caroço e a amargura das antigas IPAs britânicas. Dê a nossa EAST IPA uma chance com alguns bolinhos de caranguejo ou salmão, inicie uma conversa com cheddar da fazenda  , e encontre a harmonia ao lado de pratos picantes. EAST IPA  mistura  tradição e exuberância  e define o padrão para delícia impulsionada de lúpulo.
Estilo: India Pale Ale
Malte: British Pale Ale Mants da East Anglia
Lúpulo: East Kent Golding, Willamentte, Northdown, Centennial
ABV: 6,9%
IBU: 47
Prêmios:  Medalha de prata na World Beer Championships 2012, Medalha de ouro na World Beer Championships 2010

O que nós achamos: As cervejas da Brooklyn tendem a nos agradar bastante. São cervejas saborosas, balanceadas e que geralmente cumprem o que prometem. Com essa IPA não foi diferente. Como o próprio fabricante já diz na descrição, eles não prometem uma IPA “pancada na cara” e sim uma IPA balanceada, com boa drinkability, e é extamente isso que  Brooklyn East IPA pareceu para nós.  Depois de um estranhamento inicial por não encontrar aquele amargor costumeiro das IPAs (e que nós particularmente gostamos) nós percebemos uma cerveja muito saborosa e balanceada. Diferente da maioria das IPAs que podem ser muito fortes, essa te permite beber quem sabe um pouco mais de apenas uma ou duas garrafas sem se sentir sufocado pelo lúpulo, principalemente para aqueles que não são tão fãs assim de cerveja amarga. O aroma segue o padrão da cerveja: é agradável mas não é aquela explosão e os 6,9% de álcool são muito bem distribuídos.  Por fim a cerveja agradou.  Não seria definitivamente e a nossa escolha no dia que estamos mais pra um tapa na cara mas é com certeza uma excelente degustação.
Pontuação Vitor: 4.0
Pontuação Karina: 3.5