quarta-feira, 30 de março de 2016

GOOSE ISLAND - GOOSE IPA




Sobre a cervejaria: “ A nossa famosa cerveja começou com uma viagem pela Europa, quando o fundador (e amante de cervejas) da Goose Island, John Hall fez um passeio em todo o continente. Pint após Pint ele saboreou os estilos e opções de cervejas em cada região, e pensou consigo mesmo: "A América merece cervejas extremamente excelentes como estas também."
O ofício de fabricação de cervejas não foi amplamente conhecido na época, mas ao retornar de sua estadia na Europa, John começou a mudar tudo isso. Ele se estabeleceu em sua cidade natal de Chicago-a cidade perfeita para a cerveja artesanal, com rápida evolução gostos e o maior sistema de água doce do planeta. E então ele começou a fabricação de cerveja.
Primeiro ele fez um pouco de cerveja stellar. Em seguida  ele convidou seus consumidores para assistir o seu processo na cervejaria, trazendo-nos bastidores em cada passo do processo. O resultado foi um novo fascínio com cerveja artesanal, e cerveja que não aguçou o gosto das pessoas pelas cervejas artesanais, mas também os desafiou-os bem.
Isso foi em 1988, e nós não paramos desde então. Em 1995, a cerveja de John tornou-se tão popular que ele decidiu abrir uma cervejaria maior, juntamente com uma fábrica de engarrafamento para acompanhar a demanda. Em 1999 cresceu ainda mais com a abertura de um brewpub, e hoje, o que antes era  apenas o sonho de um homem com seu Pint cheio tornou-se o império Goose Islandque  você conhece e ama.”*

O que a cervejaria diz sobre esse rótulo: “Nossa India Pale Ale lembra um tempo em que as ales  eram enviadas da Inglaterra para a Índia, altamente lupuladas  para preservar seu sabor distinto durante a longa viagem. O resultado é o sonho dos amantes de lúpulo com um aroma frutado, interrompido por um meio seco de malte e um acabamento  long hop.

Estilo: India Pale Ale
ABV: 5.9%
IBU: 55
Cor: Bourbon
Lúpulos: Pilgrim, Styrian Golding Celeia, Cascade, Centennial
Maltes: Pale
Copo: Nonic Pint
Harmonize com: Curry, Frango e Porco
Queijos que armonizam: Blue, Gouda Amadurecido
Aproveite no prazo de 180 dias

PRÊMIOS
·         World Beer Cup Awards:
·         2010: Gold – English Style India Pale Ale
·         Great American Beer Festival:
·         2012: Gold Medal - English Style India Pale Ale
·         2009: Silver Medal - English Style India Pale Ale
·         2007: Silver Medal - English Style India Pale Ale
·         2004: Silver Medal - English Style India Pale Ale
·         2001: Bronze Medal - English Style India Pale Ale
·         2000: Gold Medal - English Style India Pale Ale” **


O que nós achamos:Cerveja de coloração acobreada e límpida com uma espuma cremosa,de boa formação e média permanência. Essa Ipa tem um aroma cítrico bem marcante, estilo paulada (rs.). Todavia, apesar do aroma fortemente cítrico te dar a impressão de que está prestes a tomar uma daquelas IPA’s de fazer cara feia, não é o que encontramos. A cerveja tem um  amargor extremamente bem equilibrado e um final levemente seco. É refrescante e com boa drinkability. O rótulo nos surpreendeu em todos os sentidos. Ótima pedida!

Pontuação Karina: 4.0
Pontuação Vitor: 4.0

segunda-feira, 28 de março de 2016

INDHED BREWING - INDHED AMERICAN PALE ALE


Sobre a cervejaria: “A IndHed Brewing Co nasceu do sonho do casal Eduardo e Gabriela de unir profissão ao hobby. Ambos homebrewers,  designers de formação e sócios de um estúdio de branding, lugar onde tudo começou.
Em 2012, próximo do aniversário de dois anos do estúdio junto com a vontade de ter a própria cerveja artesanal nasceu a primeira IndHedem edição limitada apenas para clientes, familiares e amigos como forma de comemoração. A empolgação junto com toda a repercussão que rolou foi o incentivo que faltava para a brincadeira começar a virar negócio.
Somos inquietos para trazer novidades ao mundo cervejeiro e estamos trabalhando para que seus momentos descontraídos se tornem mais criativos!”*

O que a cervejaria diz sobre a cerveja: “Cerveja artesanal clara, de alta fermentação. Elaborada com maltes belgas e lúpulos norte americanos, tudo cuidadosamente selecionado para obter sabor único e aroma sedutor.

Graduação alcoólica 5%
Cor âmbar clara 17 EBC
Amargor moderado
Temperatura ideal para consumo: 2 – 6ºC
Harmoniza com churrasco, hamburger, pizza e pratos apimentados.”**


O que nós achamos da cerveja: Cerveja de coloração acobreada e com aparência turva, tem uma espuma de boa formação e média permanência. No aroma as notas florais predominam e no quesito sabor vivenciamos um ótimo equilíbrio entre o amargor e o dulçor, dando a essa cerveja um sabor agradável e com ótimo drinkability. Final levemente seco o que, para nós, completou ainda mais a boa harmonização de sabores.

Pontuação Vitor: 4.0
Pontuação Karina: 4.0

* Informações tiradas do site da cervejaria em 28/03/2016: http://indhed.com/
**Informações tiradas do site da cervejaria em 28/03/2016:http://indhed.com/

segunda-feira, 14 de março de 2016

BASTARDS BREWERY - JEAN LE BLANC - WITBIER



Sobre a cervejaria: “Foi entre um porre e outro de alguns amigos que nasceu a Bastards, em 2013. Um projeto desafiador que veio para mudar a vida de três empreendedores que deixaram para trás os medos e a estabilidade para se aventurar no mercado da cerveja artesanal. E hoje, ser bastardo vai além da cerveja, virou um estilo de vida.
Localizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a cervejaria possui canal de vendas em todo Brasil. Quer ter a Bastards em seu estabelecimento ou saber onde encontra nossas cervejas? É só entrar em contato.”*

O que o fabricante diz sobre esse rótulo: “O artista Jean Le Blanc costuma frequentar mais os bares e cabarés de Paris do que seu próprio ateliê. E é vivendo da boemia que este típico conquistador arrebata corações por onde quer que ele passe. Um camarada doce, agradável e sofisticado com aroma marcante de capim limão, um toque picante de coentro e casca de laranja. Seu aspecto túrbido é o seu charme. Simplesmente irresistível.
PROJECT STATS:
•Typewitbier
•Date1 de março de 2014
•ABV4,9% vol
•Especiarias como coentro casca de laranja e capim limão dão o tempero picante e cítrico na medida certa que se equilibra o corpo do trigo. Fazendo da Jean Le Blanc uma cerveja com alto drinkability e extremamente refrescante."**

O que nós achamos: A  Jean Le Blanc tem uma coloração amarelada, uma leve turbidez e possui uma espuma de média formação e baixa permanência, tudo bem característico do estilo. No aroma percebemos notas de coentro, trigo e bem levemente também o capim limão, notas essas que são igualmente apresentadas no sabor. Final bem refrescante e com excelente drinkability. Para nós, é uma boa cerveja e, apesar de sabermos que que witbier é um estilo de cerveja que cosuma ser mais leve, gostaríamos de ter visto as notas cítricas um pouco mais presentes no sabor.

Pontuação Vitor: 4
Pontuação Karina: 3,5

* Informações retiradas do site da cervejaria em 14/03/2016: http://bastardsbrewery.com.br/wp/
**Informações retiradas do site da cervejaria em 14/03/2016: http://bastardsbrewery.com.br/wp/

terça-feira, 8 de março de 2016

BURGMAN - COSMONAUTA - BROWN ALE


Sobre a cervejaria: “A cervejaria Burgman foi inaugurada em 2010, na cidade de Sorocaba (SP) e hoje já é uma das empresas do ramo que mais crescem no país produzindo em torno de 100 mil litros/mês, seus produtos podem ser encontrados em diversas cidades brasileiras.  
A Burgman vem constantemente lançando novos estilos de cerveja, dos mais tradicionais aos inovadores, que tem conquistado uma legião de consumidores “sedentos” pelo verdadeiro sabor artesanal.”*

O que a Burgman diz sobre a Cosmonauta: “Cerveja castanho avermelhada com corpo médio e dominada por aroma de lúpulo e malte. O sabor de malte aparece como caramelo, toffee e açúcar queimado. O amargor é leve a médio e nossa receita recebe dry-hopping de lúpulo Cascade, intensificando aromas cítricos
Cerveja escura / Amargor moderado
Harmonização: Harmoniza com castanhas e amendoim, peixes, carnes assadas e tortas salgadas.
ABV:5,6%.”**

O que nós achamos desse rótulo:  Cerveja límpida, de coloração castanho escuro, com uma espuma de boa formação e baixa permanência. O aroma é leve com notas adocicadas e lupuladas no final. Na boca o malte caramelizado dita o sabor, seguido pelo leve amargor do lúpulo, harmonizando muito bem, inclusive, com o ABV. Uma cerveja relativamente leve e com ótimo drinkability. Os sabores não são muito intensos mas não deixa de ser uma cerveja saborosa.

Pontuação Karina:  3.5
Pontuação Vitor: 3.5

*Informações retiradas do site da empresa em 08/03/2016: http://www.cervejariaburgman.com.br/
**Informações retiradas do site da empresa em 08/03/2016: http://www.cervejariaburgman.com.br/

sexta-feira, 4 de março de 2016

BADEN BADEN - 1999 - BITTER ALE



Sobre a cervejaria: Já falamos um pouco sobre a Baden Baden no primeiro post que fizemos da cervejaria. Se quiser saber um pouco mais sobre eles é só dar um pulinho aqui.

O que a Baden Baden diz sobre a 199: "A Baden Baden 1999 é muito apreciada pela combinação única entre aroma intenso e genuíno de lúpulos florais e condimentados, bem equilibrado com um elevado e elegante amargor. De coloração cobre avermelhada, é uma autêntica representante do estilo Bitter Ale, nascido na Inglaterra durante a Revolução Industrial do séc. XVII.
A Baden Baden 1999 é perfeita para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ou assadas, especialmente de cordeiro. Queijos como Gorgonzola, Parmesão e Roquefort também fazem uma agradável combinação.
Tipo: Bitter Ale
Teor Alcoólico: 6,0%
Disponível em garrafas de 600ml
Temperatura sugerida para degustação de 5 a 7°C

O que nós achamos: Cerveja de coloração castanho avermelhada, espuma de boa formação, levemente cremosa e de média permanência.  O aroma é leve, com notas florais de lúpulo e vem seguido de notas de malte. Na boca aparece um bom equilíbrio entre o amargor do lúpulo e as notas adocicadas do malte, deixando um final levemente seco e um pouquinho adocicado. É uma cerveja muito boa, inclusive nos surpreendeu um pouco pelo ótimo sabor, porém, temos que confessar que a 1999 perdeu muitos pontos com a gente devido a presença de corante caramelo na receita. Existem hoje milhares de cervejas  artesanais de cores exuberantes apenas com ingredientes naturais. Além disso, para nós a ideia de se buscar rótulos diferentes também está ligado na busca por ingredientes de qualidade. 

Pontuação Vitor:3.5
Pontuação Karina:3.0


terça-feira, 1 de março de 2016

BIRRA DEL BORGO (PARCERIA COM DOGFISH HEAD) - MY ANTONIA - IMPERIAL PILSNER


Sobre a cervejaria: Essa cerveja é uma parceria da cervejaria Italiana Birra del Borgo com a cervejaria americana Dogfish Head. Inicialmente, o rótulo era produzido apenas na Itália, mas a partir de 2010 passou a ser produzido também nos Estados Unidos, na fábrica da Dogfish. Como a unidade que tomamos foi produzida na italiana Birra del Borgo, decidimos falar um pouquinho dela por aqui e em breve esperamos postar um rótulo exclusivo da Dogfish para vocês.
Em 1999 Leonardo Di Vincenzo era um estudante de Bioquímica e começou a produzir cerveja em casa apenas para diversão. Mas rapidamente o hobby foi se tornando algo mais sério e ele abandonou sua pesquisa acadêmica para viajar pela Europa e redescobrir estilos antigos de cerveja. Em 2004 resolveu que era hora de começar sua própria empresa. Em 2005 a grande aventura Birra del Borgo começa em Borgorose - uma pequena aldeia na província de Rieti, na fronteira entre a Lazio e região Abruzzo - e a primeira unidade de produção ainda em uso, é a antiga cervejaria em Colle Rosso. Em 2009 foi inaugurada uma nova fábrica e de lá para cá a cervejaria tem ganhado cada vez mais espaço mundial.

O que a Birra del Borgo diz sobre a My Antonia: "28/10/2008 foi um grande dia para mim... Sam Calagione, da Dogfish Head Brewery, um dos cervejeiros americanos mais conhecidos, veio a Borgorose para criar e amadurecer uma cerveja especial em parceria com a gente. Nós escolhemos um estilo: a Pilsner. Mas, obviamente, não em uma forma regular... nós projetamos uma coisa mais forte, em torno de 7% ABV e é claro que tinha que ser HOPPY! Nós escolhemos o malte: Pilsner e Cara-Pils. Fácil! Sam escolhe dois lúpulos, Simcoe and Warrior, e eu escolho um terceiro: Saaz. Ingredientes tradicionais e novos juntos....”
“...O resultado? Uma cerveja intrigante, extremamente perfumada, onde as notas florais e resinosas se misturam. A sensação na boca é explosiva, mas ao mesmo tempo equilibrada. As notas de mel formadas pelos maltes e os apimentados do lúpulo se misturam em um acabamento muito elegante e preciso."
ESTILO: Imperial Pilsner
COR: Dourada
ABV: 7,5%
IBU:76
EBV: 8
TEMPERATURA: 10°C

O que nós achamos da cerveja: Não costumamos comentar muito as embalagens, mas essa cerveja em especial merece que comecemos por aí. Garrafa linda, de cores perfeitamente harmoniosas e vibrantes. Com certeza chama atenção logo de cara.  Agora vamos ao usual: Cerveja de coloração dourada e turva com, uma espuma de boa formação e alta permanência. O aroma dessa cerveja é inicialmente e predominantemente floral, mas é possível perceber também as notas adocicadas de malte. Na boca o amargor do lúpulo já se apresenta logo de cara e novamente vem seguido das notas maltadas. My Antonia  é refrescante, com ótimo drinkability e nos surpreendeu muito pela leveza, principalmente quando lembramos  de sua potência alcoólica de 7.5%. Um lindo exemplo de equilíbrio. Muitos parabéns para a Birra del Borgo e para a já consagrada Dogfish Head.

Pontuação Vitor: 5.0
Pontuação Karina: 5.0